PASSO - A – PASSO:
1. Selecionar suas roupas e dividi-las em 4 pilhas:
• Guardar: roupas que servem, estão em bom estado e vestem bem, favorecendo o corpo.
• Consertar: roupas que tem um bom modelo, mas precisam de ajustes para que vistam bem, como fazer bainha ou apertar a cintura.
• Doar: peças em bom estado mas que não são do tipo que a pessoa deve usar.
• Eliminar: roupas rasgadas, descosturadas, com furos, muito velhas…
2. Investir nas lingeries
Elas são a base para uma aparência de qualidade.
• Encontrando o sutiã ideal
Assim como acontece com as calças jeans, por exemplo, a modelagem dos sutiãs pode variar de acordo com a marca. A regra básica é experimentar, assim você não corre o risco de levar o tamanho errado. O bojo não pode faltar ou sobrar, os seios devem ficar bem acomodados no sutiã. O modelo pode ser lindo, mas se o bojo estiver “dividindo” os seios na parte superior ou nas laterais, nem pensar.
As alças do sutiã devem ficar centralizadas no ombro e devem ser ajustadas de maneira que não fiquem nem muito frouxas, nem muito apertadas. Se ficarem largas demais, o sutiã não se ajusta corretamente ao corpo, prejudicando a coluna e causando dores nos ombros e no pescoço. Se estiverem muito apertadas, dificultam a circulação nos seios.
Ao contrário do que se pensa, as alças não são as responsáveis pela sustentação dos seios, e sim a faixa que fica no tórax. Essa parte do sutiã deve ficar bem ajustada ao corpo, a peça não pode “subir” nas costas ou na frente e nem fazer pressão demais.
As mulheres de seios pequenos geralmente querem aumentar a comissão de frente. Para isso, elas podem contar com diversas opções de sutiãs com bojo e enchimento. As peças com fecho frontal também são uma boa pedida, esse tipo de fecho une os seios e possibilita um ajuste mais preciso. Os seios grandes precisam de segurança e firmeza, por isso, a dica é procurar um sutiã com o máximo de sustentação.
Para acertar no tamanho, não tem erro: atenha-se ao conforto! Se apertar,ficar largo,se a alça incomodar ou se o aro ficar se deslocando, é preciso voltar ao provador. Para manter a forma natural dos seios, o ideal é usar um sutiã moldado.
Em qualquer armário, é indispensável a presença do branco, preto e chocolate. Alça removível permite que um modelo se transforme em vários. Modelos sem costura e tops garantem a transparência sob vestidos e blusas fluidas.
Lembre-se sempre de que usar uma bela lingerie é o primeiro passo para nos sentirmos bem por dentro e, conseqüentemente, sermos notadas por fora!
3. As peças indispensáveis do Tim Gunn:
• Casaco para chuva e frio, como o trench coat ou sobretudo
Como escolher seu trench coat:
O trench coat é caracterizado por ser uma espécie de sobretudo com botões frontais (no estilo clássico são 6, com duas colunas com 3 botões cada, mas esse número e a disposição dos botões pode variar, dependendo do estilo), um cinto do mesmo tecido para amarrar o casaco na cintura, gola com duas lapelas e altura entre o meio da coxa e dois dedos acima do joelho. O corte aqui é fundamental para que você escolha uma boa peça: atente-se à costura na altura dos ombros, se não ficam muito largos ou muito apertados, se o corte na cintura não é reto (o corte mais acinturado deixa o look mais feminino, pois os trench coats são usados também por homens) e se o tamanho da manga se ajusta ao tamanho do seu braço. Assim como em todos os casacos, eles devem ser cerca de dois dedos além dos seu pulso, pois na hora que você dobra o braço eles “encolhem”.
Tecidos: Nas regiões mais frias, tecidos mais grossos, como o jeans, lã, couro ou veludo. Nas regiões mais quentes, cetim, nylon ou sarja.
• Blusinha para todas as ocasiões
Aposte pra valer em regatas brancas, que são a peça chave de qualquer look. Você poderá sempre incrementar com um acessório, como um belo colar, e não ficar com um look simples e repetitivo. Tenha também uma blusinha que possa usar com a saia, com a calça jeans e com a calça social básica, e que não seja tão simples. É aconselhável que essa blusinha tenha mangas curtas, que combinam com qualquer ocasião e podem ser usadas praticamente no ano todo.
• Camisa branca clássica
A camisa branca é também um item indispensável pois você estará sempre estilosa e elegante com esta peça, seja no trabalho ou em um primeiro encontro. Procure por um modelo que favoreça o seu corpo: com um tecido nobre, acinturado e com os ombros bem cortados, e dependendo do seu tipo de corpo, você pode optar pelas camisas tradicionais, com os botões na parte frontal da camisa, ou então modelos diversificados, como por exemplo os trespassados, que não possuem botões e que são de amarrar, bom para quem tem seios mais fartos ou para quem está um pouquinho acima do peso, pois o modelo ajuda a disfarçar as gordurinhas.
• Calça social clássica
A calça social preta é o look padrão para as mulheres que trabalham fora. Mas se engana quem pensa que a calça social preta só é útil para o ambiente de trabalho. Junto com uma blusinha bem feminina, pode ser a peça fundamental pra complementar um look sofisticado até mesmo para festas mais informais. Aposte em uma calça com corte reto, que tenha uma boa modelagem nos quadris e que não fique apertada na cintura. Se você é baixinha, aposte em um sapato preto, que irá ajudar a dar uma impressão de que você é mais alta. Se você tem quadris largos, cuidado com as calças que ficam muito justas e deixam aparecer toda a costura da calcinha: isso é um crime fashion grave!
Em relação ao tecido, escolha um mais grosso, que não marque tanto. Se você está em forma, pode testar tecidos mais leves, mas lembre-se de sempre dar aquela olhadinha básica no espelho pra ver se nada está aparecendo!
• Vestido pretinho básico, para ocasiões especiais
O vestidinho preto é absolutamente indispensável e você deve escolher a melhor modelagem de acordo com o seu biotipo. Aqui, vale a mesma regra dos vestidos diurnos, com a excessão da altura: eles devem sempre estar no mínimo na altura dos joelhos se você tem mais de 20 anos, pois os vestidos pretos são para ocasiões que pedem um rigor maior no traje.
• Blazer ajustado
É o famoso “terninho”. É fundamental ter uma peça dessa em seu armário, pelo menos um terninho preto, bem acinturado e com lapela (gola) pequena, com botões discretos e super básico, para combinar com qualquer outra peça. A altura ideal é na linha dos ossos da bacia (esse osso que fica um pouco mais saltado na parte inferior da barriga). Lembre-se que ele deve servir a ponto de todos os botões fecharem sem ficarem muito apertados, e se ele tiver mais que um botão, você deve usá-lo aberto, pra criar uma linha vertical na barriga e te deixar mais esbelta. Se ele tiver apenas um botão, ele deve estar sempre fechado. Esse botão único é para dar uma acinturada a mais na jaqueta e te deixar com o corpo mais “violão”.
• Saia versátil
Possui um corte reto e mais justa na cintura, mas é mais larga na parte inferior. Também é conhecida por saia “A” justamente pelo seu formato mais largo.
• Suéter de cashmere
O Suéter é uma blusa de malha fina, geralmente usado por baixo de casacos mais pesados (como o trench coat), enquanto que o pulover é feito com uma lã ou tecido mais grosso, e a origem do nome é “pull over” ou “colocar por cima”. Não chega a ser um sobretudo pois possui o tamanho de uma camiseta.
Você pode substituir lindamente o cashmere pelos sueters de viscose + poliamida, onde a proporção de viscose seja maior que a de poliamida. Isso cria uma malha mais fria, porém resistente àqueles ventinhos mais frios que podem vir no final da noite.
• Jeans de ajuste perfeito
Toda mulher tem um par de calças jeans no armário, mas o fundamental é ter mesmo uma boa peça. Tenha uma calça jeans de corte reto, sem muitos detalhes (bordados, estampas), em um tom escuro e sem nenhum tipo de lavagem. Isso te dará uma gama maior de looks, e você poderá ir do trabalho até a balada com ela sem problema algum. Lembre-se também que é fundamental que ela se ajuste bem ao seu corpo, então sempre confira se ela se ajusta bem ao seu quadril e à sua barriga, sem deixá-la apertada e com aquela barriguinha pulando pra fora.
• Alternativa para o moleto
Algo com que você se sinta confortável em usar todo dia.
• Vestido leve, para o dia
Prefira sempre um vestido na altura do joelho, que fica mais elegante e esbelto. Mas se você quiser um pouco mais curto, escolha um que vá até cerca de 5 dedos acima do joelho. Mais que isso poderá ficar vulgar.
• Um item fashion